LOJISTA

3 DICAS PARA VENDER MAIS NA SUA LOJA

Vender mais é um dos grandes objetivos de qualquer loja. Para isso, é preciso ter algumas coisas bem definidas.

Em uma loja de embalagens e artigos para festa, por exemplo, com tantos fornecedores e itens, planejamento e organização são ainda mais essenciais para aumento de venda e melhoria no atendimento.

Por isso, separamos dicas simples, mas muito importantes para entender melhor o seu cliente e, consequentemente, vender mais na sua loja!

PÚBLICO-ALVO

Entender seu público alvo é essencial em qualquer setor, especialmente quando se trata de varejo. Conhecer e se antecipar as necessidades dos clientes é um dos principais fatores de lojas que vendem bastante.

Esteja atento, claro, às datas comemorativas e prepare-se junto aos seus fornecedores para ter a mercadoria com antecedência na sua loja. Sobre isso, fizemos um post bem completo sobre Como Planejar as compras para a sua Loja. Nele você entenderá melhor quando deve começar a pedir determinados itens sazonais.

PESQUISA COM SEUS CLIENTES

Pergunte-se:

Como meu cliente compra? Qual a quantidade que compra? A maioria do meu público é de doceiras, decoradores ou consumidor final? Que tipo de loja eu quero ser (planejamento estratégico)?

Perguntas como essas podem te ajudar na hora de fazer seus pedidos aos fornecedores, evitar rupturas na loja e até melhorar seu atendimento. Por exemplo, se um cliente vai fazer uma festa pequena, serão necessários, no mínimo, 150 doces. Sendo assim, será preciso pelo menos 3 caixas de Pétalas ou 3 Pacotes de Bases para os doces.

Pergunte aos seus clientes:

Por que eles compram de você? Quais produtos sempre acham na sua loja? Quais produtos gostariam de achar?

Escreva os dados colhidos e analise o que pode mudar, se há novos produtos para inserir e onde investir mais.

VARIEDADE

A pesquisa com seu público e seu planejamento estratégico vão te dizer quais produtos devem estar na sua loja, mas é preciso também ter certa variedade daqueles que serão os carros chefes do seu negócio.

Ter uma variedade de produtos é o grande diferencial de clientes que vendem bastante. Eles entendem que um vasto mix proporciona opções para seus clientes.

Invista em variedade de acordo com o seu perfil de cliente e de loja. Mas, esteja atento também ao próximo ponto…

PRODUTOS DO MOMENTO

Entenda quais produtos estão em alta, tanto em épocas sazonais como Natal, Páscoa, mas também fique atento as novidades do mercado.

Aqui na Empório Box, por exemplo, lançamos nossos produtos sempre passando por, no mínimo, 3 peneiras:

➡ Tendência

➡ Profissionais do ramo (confeiteiras, doceiras)

➡ Opinião e ideias dos consumidores

Ao olhar para esses 3 setores, conseguimos identificar e criar novos produtos que atendem a demanda dos consumidores. A dica é prestar bastante atenção nas principais marcas e influenciares do mercado de doces e embalagens.

MARKETING

A pesquisa Panorama PMEs: os impactos da Covid-19 e os passos para a retomada mostrou que 70,9% das empresas precisariam melhorar seus processos de Marketing e Vendas.

Isso porque marketing e vendas tem tudo a ver! Atualmente não é necessário gastar milhões para ter um bom alcance, estreitar seu relacionamento com seu público e atrair novos clientes para sua loja.

Você consegue fazer isso através das redes sociais e WhatsApp, só para citar alguns! Veja algumas dicas para melhorar o marketing da sua loja:

  • Garanta que seus perfis nas redes sociais e sua página no Google estejam com o nome correto da sua loja, endereço completo e horários de funcionamento sempre atualizados.
  • Não deixe de responder nenhum comentário ou mensagem. Vendas pelas redes sociais saltaram de 22% para 34% no último ano!
  • Faça Stories todos os dias. Se puder, faça uma pequena sequência em cada período do dia. Mostre as novidades, divida por sessão, mostre o produto sendo usado.
  • Faça conteúdos úteis e inspiradores. Mostre as pessoas para que aquele produto serve, outras formas de usar, quais combinações e composições elas podem fazer.
  • Tenha um WhatsApp Business, mas invista em um site o mais rápido possível. À medida que sua empresa cresce, menos condições de responder com eficiência a mensagens de WhatsApp ela terá. Por isso, é importante ter um site para tirar as dúvida e até vender online.

Essas são algumas dicas que podem fazer a diferença e aumentar as vendas na sua loja de embalagens. Adapte a sua realidade e ofereça sempre o melhor ao seu cliente.

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