Como planejar as compras para sua Loja de Embalagens?
Planejar as compras para uma loja não é um trabalho fácil, principalmente para as lojas de artigos para festa e confeitaria.
É uma infinidade de produtos e fornecedores para considerar e muitos outros fatores. Mas, o planejamento pode ser a saída para estar sempre preparado para as Datas comemorativas mais movimentadas do mercado.
Por isso, preparamos algumas dicas para te ajudar a organizar seu planejamento de compras e garantir que terá o seu estoque e prateleiras abastecidos para receber seus clientes e vender bastante! Vamos lá?
ANTES DE COMPRAR:
Antes de colocar seu planejamento de compras no papel, leve em consideração estes 3 pontos:
- O perfil do seu cliente: seu público é de doceiras ou consumidor final que compra artigos para festa? Saber isso impacta diretamente no tipo de produto que você deve investir.
- O cardápio das doceiras – Elas compram algumas caixas para montar seu cardápio e fazer fotos antes das grandes datas. Depois voltam para fazer compras maiores. É preciso estar atento a isso também!
- Programação financeira – Programa-se financeiramente para fazer seus pedidos. Identifique quais as datas de maior sucesso e esteja pronto para fazer seu investimento no tempo certo.
FAZER PEDIDO X FATURAR PEDIDO
Fazer um pedido é diferente de faturar um pedido.
Sempre adiante seu orçamento e envie seu pedido assim que um catálogo sazonal sair. Por exemplo, em geral, as indústrias lançam as coleções de Páscoa e Natal com 3 ou 4 meses de antecedência da data comemorativa.
Solicite seu orçamento com base no estudo feito anteriormente e programe o faturamento do seu pedido para depois. Mas, faça o pedido o mais rápido possível e garanta o seu estoque.
Além disso, questões como tempo de frete, distância ou imprevistos tendem a não impactar no recebimento de pedidos feitos com antecedência.
CALENDÁRIO DE COMPRAS PARA DATAS SAZONAIS
Para te ajudar ainda mais com o planejamento de compras para sua loja de embalagem, artigos para festa e/ou confeitaria, preparamos uma sugestão de calendário de compras para as épocas mais movimentadas do ano neste setor.
Na primeira coluna, da esquerda para direita, você verá a sugestão de quando seu produto deve estar na loja, seguido da Data Comemorativa em questão.
Na última coluna colocamos a sugestão de data para fazer seu pedido. Esta data foi baseada no tempo ideal que seu pedido deve estar na loja durante a época do ano (lembre-se de que fazer um pedido é diferente de faturar um pedido, certo?).
Este planejamento é uma sugestão para lojistas e revendedores do ramo de festas, embalagens e insumos para confeitaria. Segue, então, mas duas dicas extras:
- Sempre verifique com seu fornecedor o prazo de produção e faturamento. Ele pode variar dependendo da época do ano.
- Se o fornecedor não for da sua cidade, planeje bem o seu pedido para que o frete não seja um problema.
Planejamento e gestão estratégica é fundamental para fazer boas compras para sua loja de embalagens e artigos para festa.
Esta é uma sugestão de como se planejar para fazer as compras da sua loja nas épocas mais agitadas do ano, baseada, claro, na nossa experiência.
Por isso, adapte para sua realidade e seus diferentes fornecedores, mas, planeje-se para oferecer sempre o melhor para o seu cliente. Gostou da dica?